Aplicativos para organizar suas finanças pessoais




Uma das principais dúvidas de quem organizar suas finanças e que ferramenta utilizar. As opções são várias, desde anotações em um caderno até softwares especializados, sem esquecer a boa e velha planilha eletrônica.

O objetivo deste artigo é:

  • Apresentar, sucintamente, alguns dos principais softwares gerenciadores das finanças pessoais disponíveis.






Aplicativos para organizar suas finanças pessoais



A maior ameaça ao equilíbrio financeiro é o gasto compulsivo. Muitos padecem desse mal e por mais que se esforcem acabam por gastar o dinheiro do salário na primeira semana do mês e não conseguem chegar até o próximo salário sem entrar no vermelho.

Conter o desejo de consumo é uma tentativa que muitas vezes acaba em frustração e na verdade o que falta pode ser apenas uma visão mais clara do que acontece com o orçamento e a conta bancária. Mas existem ferramentas tecnológicas que atualmente ajudam a não ficar sem dinheiro na metade do mês. São aplicativos e programas que monitoram o seu dinheiro para que ele dure mais tempo. Se você queria acompanhar o seu dinheiro mas tinha dificuldades para trabalhar com o Excel, vai agora encontrar aplicativos para plataformas como IPhone, IPad, Android e outros smartphones.


Finance Desktop


Este é o aplicativo para finanças mais bem avaliado pelos usuários, quer se consulte a Google App ou o App Store. Faz muito sucesso também no Baixaki, por ser gratuito e conter uma imensa quantidade de funções. Com ele é possível conferir a conta bancária, conferir um plano orçamentário, controlar os investimentos e acompanhar as contas no dia a dia. Ou seja, ele é completo quando se trata de controle de finanças pessoais. Por ser de linguagem financeira complexa, em inglês, pode não ser tão acessível para usuários que não estão acostumados com ela. Mas há um suporte, em português, para receber sugestões.




O FinanceDesktop mostra que o quanto é essencial a segurança dos dados financeiros, exigindo que você faça um cadastro e adote uma chave de ativação para usar o aplicativo.


Ganância Finanças


O aplicativo Ganância registra todos os tipos de receitas e gastos que movimentam o seu dinheiro, para que você controle seus gastos e não se assuste no fim do mês. Controla também a situação de seu patrimônio. O planejamento permite que a prevenção e controle do que precisa ser pago ou receitas que vão entrar em breve. Você vai ser lembrado do pagamento de todas as contas, se já não tiver optado pelo débito automático em conta, o que sempre é a melhor solução para esquecimentos. Ele também vai funcionar se você quiser ser lembrado de receber algum dinheiro emprestado ou ainda de pagar o empréstimo pessoal que tomou.


Hábil

Outro aplicativo muito bem avaliado pelos usuários do Baixaki é o Hábil. Ele ajuda a controlar sua conta bancária para que ela não deslize para o “vermelho”. O software não é complexo e se concentra nos gastos mais simples. É o aplicativo que controla todas as movimentações financeiras.


Finanças Pessoais para Android


Você pode controlar seus gastos pelo smartphone, sem necessidade de estar perto do seu PC. Com o aplicativo Finanças Pessoais seus gastos diários podem ser registrados, além da previsão de contas a pagar e outras utilidades. Você faz os registros na hora em que comprar, o que evita que esqueça algum item dos custos.



Com os registros vai ser possível acompanhar o orçamento com gráficos, que facilitam a visualização e mostram onde está acontecendo o furo em seu planejamento financeiro. A partir das despesas e receitas já mostra o saldo mensal. Envia e-mail lembrando a data de vencimento de contas. Pode apresentar os gastos em forma de planilha, de acordo com o calendário mensal. Importa e exporta dados. O aplicativo é simples para utilizar, gratuito e em português e inglês.


Controle Financeiro


O gerenciamento das finanças pode ser feito com o Controle Financeiro. Possui interface intuitiva e apresenta resumos de tudo que foi registrado no banco de dados. O acesso às informações sobre gastos é facilitado pelos filtros, que classificam em categorias e facilitam a interpretação do que está ocorrendo em suas finanças. Com mais informações vai ficar mais fácil ficar no saldo positivo. O aplicativo permite a criação de contas diferentes, para o controle de gastos pessoais separados dos gastos da empresa.


FinançasBR – Cofrinho


Como o nome do app sugere, você vai aprender a manter o seu dinheiro no cofrinho. Este item faz parte da nossa lista por ser simples e útil. Com o FinançasBR, você cadastra todas as transações realizadas e especifica a forma de pagamento. No fim do mês, será possível saber exatamente o que foi gasto e como foi gasto.

Desse modo, você vai perceber qual tipo de despesa irrelevante está fazendo a diferença na sua conta bancária. Além disso, o app mostra os resultados e resumos através de gráficos simplificados e descreve as informações mais relevantes para você ficar por dentro da sua movimentação financeira.


Money Wise


Exibe gráficos diários ou semanais e mensais, conforme sua preferência, além de resumos. Você pode criar contas separadas e a segurança é garantida por senha. Exporta dados para planilha de Excel ou para impressão. O usuário pode criar suas categorias ou renomear as sugeridas. As ferramentas ajudam a proteger seu orçamento. Prepara resumos mostrando despesas por categoria. É considerado uma ferramenta muito completa.



iContas


Seu IPhone é seu gerente financeiro. Agenda data de despesas previstas, dias de pagamento, separa fontes de renda diversificadas. Pagamentos esporádicos também podem ser agendados.


Balance


O Balance controla gastos e exporta dados para o computador. Aceita anotações de detalhes de cada compra, como um bloco de notas, que vai ajudar em muito controlar o seu banco de dados. Com a senha, mesmo que você perca seu smartphone ninguém terá acesso às suas informações. 


FinanceMobile


Estabeleça um limite de gastos mensais e acompanhe suas contas com o FinanceMobile. Cada centavo vai para a conta e você pode prever se vai sobrar dinheiro no fim do mês.



Com a classificação das despesas você registra gastos com a escola, o carro, a alimentação e outras. Tem uma abordagem diferente para cada tipo de despesas, fixando limites de gastos para cada categoria.

Texto produzido por Regina Di Ciommo, colaboradora do site Empréstimo.org.


Conclusão


O mais importante é que você tenha um método e o hábito de controlar suas finanças. Com fundamentos sólidos, o software complementa e agrega valor e agilidade ao seu controle. O ideal é que busque um software que sinta-se confortável, de fácil aprendizado e sem muitas complicações.


Pense nisso!

Um grande abraço e até a próxima!


Kleber Rebouças

Rico Dinheiro: Curta e Compartilhe Educação Financeira!







Comentários

  1. Por que a população tem pouco dinheiro?

    http://osegredodavidaeodinheiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento Imobiliário: Tabela PRICE ou SAC?

NUMISMÁTICA: um investimento enriquecedor em todos os sentidos

Planejamento Financeiro Pessoal - O Orçamento