5 Dicas para Investir Melhor o seu Dinheiro





Olá pessoal!

Uma das grandes vantagens da Internet é a facilidade de acesso a uma imensidão de informações sobre qualquer assunto. Na área das finanças pessoais não é diferente. Com o tempo, você começa a separar o joio do trigo e a selecionar aquelas fontes de informação que mais te agradam e que te inspiram confiança, dado a qualidade das informações transmitidas. Uma dessas fontes que selecionei e com frenquencia busco novidades é o site www.efetividade.blog.br.

Recentemente o dono Blog, Jônatas, publicou um excelente artigo e deixou-me honrado ao autorizar a republicação deste artigo para os leitores do Rico Dinheiro.

O objetivo deste artigo é:

  • Fornecer algumas dicas para aqueles que estão inciando no mundo dos investimentos.





O Artigo: 5 Dicas para Investir Melhor o seu Dinheiro

O bom investimento é aquele alinhado ao seu objetivo e que respeita sua tolerância ao risco. A percepção de risco é alterada com o conhecimento do negócio. Esqueça aquele investimento indicado pelo seu tio que pescou a dica de um colega de trabalho, mas que tanto ele quanto o colega não possuem conhecimento algum do mercado financeiro. Abaixo você lê 5 dicas para investir melhor o seu dinheiro.

#1 Saiba onde você está colocando seu dinheiro


Não que você precise ser um profundo conhecedor do negócio, mas entender suas regras e filosofias básicas são fundamentais. Simplesmente aplicar dinheiro em um ativo porque todos estão investindo nele é um grande risco. Veja o caso da Telexfree que empolgou, e agora assusta a muita gente.

#2 O mercado de ações é volátil


Se você não tem estômago para ver o valor de suas ações subir e descer constantemente a bolsa de valores definitivamente não é lugar para você. A volatilidade é uma característica intrínseca ao mercado de ações. Não é porque o valor de mercado de uma ação caiu que sua escolha foi um erro, o contrário também é verdadeiro, não é porque ela valorizou-se logo após a compra que você acertou.

#3 Tenha um plano


Para que você investe? Quanto deseja acumular? Estas respostas devem estar bem claras, e com base nelas você irá definir onde aplicar seus recursos. Se o objetivo é fazer o valor multiplicar 2% ao ano não faz sentido arriscar-se no mercado de ações sendo que a renda fixa já lhe proporciona 2% e quase sem risco.

Comprar um ativo hoje para vendê-lo em 3 meses porque vai precisar do dinheiro é uma atitude que tira dinheiro do seu bolso por pura falta de planejamento. Não importa que ativo você irá comprar, entenda os riscos envolvidos e tenha a certeza que está disposto a correr este risco. O perder é parte do jogo, mas o perder por ter que sacar um valor num momento de baixa, mesmo sabendo que o ativo irá ganhar valor no futuro é uma perda burra, uma perda por não ter se planejado adequadamente.

#4 Não deixe de investir em você


Todo crescimento sustentável é pautado em educação. Não pare nunca de investir em mais conhecimento. Realize cursos e leia livros e blog. E não sobre investimentos, e sim em sua área de atuação. Ao ampliar seu conhecimento e empregabilidade você aumenta sua renda e consequentemente sua capacidade de aporte.



#5 Vá no sentido contrário da manada


Quando todos estiverem excitados e altamente propensos a alocar dinheiro em um ativo provavelmente seu bom momento já passou. Quando a mídia comum começa a divulgar os ganhos de uma empresa listada na bolsa pode ter certeza que o bom momento de compra já foi. Agora, quando tudo está escuro, quando a bolsa cai dia-após-dia e todos estão falando mal tenha a certeza que este é um bom momento de chegar à bolsa. Bolsa se compra na baixa e se vende na alta, ou seja, quando o noticiário falar mal você compra e quando ele falar bem você vende. A mídia segue a maré e seguir a maré nunca foi o caminho para o sucesso.

Quem é Jônatas?


É bacharel e licenciado em Administração e pós-graduado em Gestão Pública. Proprietário do Blog Efetividade e autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação. No Twitter @efetiv

Conclusão


Tornar-se um investidor não é algo difícil. Porém é algo que deve ser feito com cuidado. Focar a formação de patrimônio, mais do que enriquecer, deve ser o principal objetivo de qualquer investidor.

Ficar atento aos riscos, não colocando seus recursos em algo que não conhece profundamente, é outra regras de ouro que deve ser seguida, sempre! Quanto menos conhecemos um determinado negócio, mais arriscado ele é.

Portanto, vá calma, mas vá!

Um grande abraço e até a próxima!


Kleber Rebouças

Rico Dinheiro: Curta e Compartilhe Educação Financeira!




Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)-TÉCNICO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA I-ELETRICISTA/OPERADOR/MECÂNICO-AGENTE DE COMERCIALIZAÇÃO I




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento Imobiliário: Tabela PRICE ou SAC?

NUMISMÁTICA: um investimento enriquecedor em todos os sentidos

Planejamento Financeiro Pessoal - O Orçamento