Não Seja Enganado: Descubra Quando Compensa Abastecer com GNV



Rico Dinheiro

Todo mundo sabe que é sempre mais vantajo abastecer o carro com gasolina quando o preço do litro do álcool for superior a 70% do preço da gasolina. Mas e quanto ao GNV? É vantajoso? Atendendo a pedido de um leitor, voltaremos a essa discussão através de uma análise comparativa.

O objetivo deste artigo é:

  • Demonstrar, através de um estudo comparativo, qual é o combustível mais econômico para ser usado em veículos automotores.

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Rali mede poder da gasolina, etanol e gás


Neste artigo, o site Car And Driver Brasil relata um teste realizado com três veículos, cada um abastecido com combustível diferente, que rodaram 383 km. O resultado do Custo por KM Rodado foi o que segue:

Rico Dinheiro

Portanto, os custos com gasolina e álcool seriam 82% e 69%, respectivamente, maiores que o custo com GNV.

Acontece que o teste levou em conta apenas o preço e o rendimento dos combustíveis, desconsiderando outros fatores como custo da instalação do kit gás, variação no prêmio de seguro, custos de manutenção, IPVA e, não menos importante, custo de oportunidade.


Avaliação Econômica


Para avaliar qual é a melhor opção para o motorista, utilizamos o simulador da Companhia de Gás de Santa Catarina. As premissas utilizadas no estudo foram:

  • Km rodado por mês: 1.400
  • Preço da gasolina: R$ 3,07 / l
  • Preço do álcool: R$ 2,26 / l
  • Preço do gás: R$ 1,75 / m³
  • Preço instalação kit gás R$ 3.000
  • Acréscimo no seguro: R$ 300 (por três anos)
  • Custo de Oportunidade: R$ 612 (por três ano)

  • Rendimento a gasolina: 10 km/l
  • Rendimento a Etanol: 7,00 km/l
  • Rendimento a Gás: 13,51 km/m³ (motor gasolina) ou 12,57 km/m³ (motor álcool)
Os custos de instalação acréscimo no seguro e custo de oportunidade foram somados ao custos de instalação no simulador.

O consumo mensal para cada combustível, sendo a gasolina e o álcool em litros e o gás em metros cúbicos seria o que segue:

Rico Dinheiro

O rendimento superior da Gasolina em relação ao Álcool faz com que o consumo daquele seja menor que o deste. Mas a comparação com o GNV fica mais complicada por que o consumo é apresentado em metros cúbicos, não em litros. Assim, é melhor compararmos o gasto mensal, multiplicando o consumo pelos seus respectivos preços:

Rico Dinheiro

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Agora, podemos perceber claramente que, dado os preços da simulação, o gasto com álcool seria o maior de todos. Também é perceptível como o gasto com GNV é inferior ao dos outros dois combustíveis, gerando uma economia mensal de R$ 248,45 em relação a Gasolina e de R$ 257,09 em relação ao Álcool.

Mas não devemos esquecer o custo total de R$ 3.912 para instalar o kit gás. Se dividirmos este valor pela economia gerada pela utilização do gás como combustível temos que o investimento é pago em 15 meses, para qualquer um dos combustíveis.

Isso significa dizer que é a partir do décimo quinto mês que, de fato, o proprietário do veículo passará a ter ganho econômico com a instalação do gás. Considerando que o proprietário permanecerá com o mesmo carro por 3 anos, haverá economia por 21 meses. Assim, o total economizado seria de R$ 3,7 mil em comparação com a Gasolina e de R$ 3,9 mil em comparação com o Álcool. Em suma, dado as condições acima, a instalação do Kit Gás compensaria.


Quando não compensa instalar o Kit Gás


A substituição não compensaria caso o proprietário permanecesse com o veículo por um período inferior a 15 meses, para o perfil utilizado na análise. Isso porque a economia gerada não teria sido suficiente para pagar o investimento.

Também não seria vantajoso fazer a instalação do Kit Gás caso o proprietário permanecesse com o veículo por 3 anos, porém com uma média de 604 km por mês ou menos. Nesse caso, o ganho só viria a partir do trigésimo sétimo mês.

Qualquer situação intermediária precisa ser cuidadosamente avaliada.


Conclusão


A vantagem de se utilizar o GNV para abastecer o carro não é real em qualquer situação. Fatores como kilometragem rodada mensalmente, preço dos combustíveis, rendimento dos motores, tempo em que se deseja permanecer com o veículo e taxa utilizada para cálculo do custo de oportunidade são determinantes.

Antes de optar, defina seu perfil de uso simule a economia mensal que obterá. Em seguida, divida o valor gasto com a instalação pela economia mensal. Caso o resultado seja maior que o tempo pretendido de posse do veículo o GNV não compensa. Caso seja inferior, a substituição lhe proporcionará uma grande economia.


Pense nisso!

Um grande abraço e até a próxima!


Kleber Rebouças

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Comentários

  1. Também é interessante observar que no estado do Rio de Janeiro há um desconto de 75% no IPVA para os veículos que possuem o Kit gás. Por outro lado, os veículos do estado do RJ que possuem tal kit precisam passar por uma vistoria específica do kit uma vez por ano, que custa aproximadamente R$ 100,00.

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    1. André, você tem razão. E a redução do IPVA não é algo exclusivo do Rio de Janeiro. Porém, essa vantagem é contrabalanceada por aumento no custo de manutenção e a despesa de vistoria citada. Então, torna-se irrelevante.

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    2. Mas a manutenção é por kilometragem e não por combustível utilizado ex filtro de ar de 7 a 10.000 vela de 10 a 15.000 e cabo de vela de 15 a 20.000 instalei um kit de 10 mts no meu corsa 1.4 já tem 2 anos paquei 1800 + 300 para por no doc gastava 400 por mês de gasolina e 380 de álcool no GNv gasto +- 160

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    3. Sim, Marcus. A manutenção é por kilometragem.
      Não sou especialista em veículos. Consultei informalmente alguns mecânicos e estes me relataram que o gasto com manutenção aumenta em carros convertidos para GNV. Por isso cito o tipo de combustível.

      No seu caso, provavelmente, já esteja "no lucro".

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    4. Essa tabela ai faz referencia a um carro 1.8, pois o meu uno flex faz 11,5 no alcool e uns 15km/l na gasolina, meu uno anterior mille fazia 220km com 16 mts de GNV, o lucro é de 50 reais por mês em cada 1.000km, a vistoria do GNV está custando 180 reais e vc perde um dia todo nesse procedimento e além de ter de trocar as velas de 6 em 6 meses e o motor superaquecer porque a sonda lambda não reconhece o GNV e dá "tilt" no sistema de aquecimento dos carros causando queima de cabeçote. GNV só vale a pena em carros grandes.

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    5. Obrigado pela contribuição, Roberto. Realmente é preciso estar sempre atento aos maior desgaste das peças.

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  2. A vantagem diminui sensivelmente pelo gasto antecipado com manutenção, mais oficina e muito aborrecimento, que é algo que também incomoda.

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