Carteira de Investimentos - Abril de 2014



Rico Dinheiro

Apesar do IBOV ter fechado o mês de abril com alta de +2,4%, podemos perceber no gráfico que o movimento foi de lateralidade. Assim, é difícil dizer que rumo tomará nos próximos dias. Mas vale ficar atento de que a tendência principal ainda é de baixa.

Os objetivos deste artigo são:

  • Demonstrar como acompanhar a rentabilidade de uma carteira de investimentos;
  • Demonstrar como comparar a rentabilidade de uma carteira de investimentos com outros indicadores;
  • Comentar as principais variações na carteira;
  • Explicitar técnicas de análise de ativos;
  • Comentar as principais expectativas para os períodos futuros.

ATENÇÃO


O artigo a seguir foi escrito para fins meramente educacionais. Apesar de basear-se em fatos reais não se trata, em nenhuma hipótese, em recomendação de investimento. Os ativos citados no texto, bem como as rentabilidades apresentadas, são decorrentes de ativos nos quais o autor investe e de suas variações de preço conforme situação específica da carteira de investimentos do autor. Decisões de investimento baseadas nas informações apresentadas neste artigo são de responsabilidade exclusiva de quem assim o fizer, não sendo o autor responsável pelas consequências destas decisões.





Abril de 2014


Rico Dinheiro

O mês de abril/2014 foi excelente para o IKEU, fechando com uma alta de +0,95%. Com exceção do IKEU Câmbio, que fechou com -0,64%, todos os demais indicadores puxaram a alta do IKEU. O IKEU Ações fechou com +1,01%, o IKEU RF com +2,27% e o IFIX com +1,10%.

O melhor desempenho foi do Título Público NTNB Principal 150535 com valorização de +5,07%. E o pior desempenho ficou com o dolar que desvalorizou -1,67%.


Rentabilidade da Carteira nos últimos 12 meses


Rico Dinheiro

Terceiro mês seguido com rentabilidade positiva, porém num patamar menor que os dois meses anteriores. Nos últimos 12 meses foram 6 meses no positivos e 6 meses no negativo. É um bom sinal, apesar das oscilações negativas terem sido mais significativas.

A inflação continua preocupando.


Evolução da Carteira


Rico Dinheiro


Está difícil recuperar a rentabilidade real com a inflação fora de controle da forma que está. Também tem sido feito poucos aportes na Carteira. A valorização necessária para deixar de ter perdas reais seria de +15,1%.

Mais um mês sem aportes. Porém tivemos uma troca de ativos FII, como poderá ser visto na próxima seção.

A alocação ao final do mês ficou assim:

Rico Dinheiro


Por dentro da Carteira


Os ativos que apresentaram os melhores e piores desempenho foram:

Rico Dinheiro

As ações OIBR4 foram castigadas porque os minoritários não gostaram dos termos da fusão com a Portugal Telecom. Tanto que no  IPO as ações foram cotadas a R$ 2,00 apenas. Além disso, a pressão vendedora especulativa foi tanta que a taxa de aluguel das ações chegaram a 20% a.a. Ainda assim, no momento, não temos nenhuma pretensão de nos desfazer deste ativo.

Já em relação a CMIG4, não é possível calcular % Rent. porque as ações foram distribuídas como bonificação aos acionistas ao custo de R$ 0,00.

RNDP11 havia tido o melhor desempenho entre os FII's no mês passado. Este mês teve o pior. O mesmo ocorreu com o NTNB Principal 150535, só que na ordem inversa. Os ativos de Câmbio, novamente, tiveram rentabilidade negativa.

As seguintes operações foram realizadas em Abril:

Rico Dinheiro

O objetivo foi, mais uma vez, trocar o ativo pior posicionado no Ranking pelo melhor posicionado. Os FII's têm sido extremamente impactados pelo aumento da SELIC. Mas é interessante perceber como a rentabilidade é positivamente influenciada com os rendimentos mensais (Rent. Ajust.). E isso num período de 11 meses apenas.


O que esperar


Volatilidade! Muita volatilidade. Apesar de ter um canal de alta formado, ele ainda não foi testado para garantir a continuidade da tendência. Alívio mesmo só após os 56 mil pontos.

A inflação ainda pressiona, portanto, não seria de se estranhar mais uma alta na SELIC, por mais que possa ser uma ação prejudicial eleitoralmente. Mas pelo menos mostraria um governo menos irresponsável com a política econômica.


Pense nisso!

Um grande abraço e até a próxima!


Kleber Rebouças

Rico Dinheiro: Curta e Compartilhe Educação Financeira!

Próximo: Carteira de Investimentos - Maio 2014
Anterior: Carteira de Investimentos - Março 2014













Comentários

  1. Olá, meu nome é Vanessa e sou assistente de marketing digital da WesMarkets.com. Nós pretendemos construir um longo relacionamento com seu site, de modo que possamos ter anúncios de nossos clientes publicados no formato de post.

    É claro que faremos o pagamento apropriado de tais anúncios. Os artigos que iremos enviar estarão de acordo com o tema de seu site e irá agregar valor para sua audiência.

    Poderia me informar o valor cobrado para publieditorial?
    Meu email é vanessa@wesmarkets.com
    Aguardo sua resposta para discutirmos os detalhes dessa oportunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento Imobiliário: Tabela PRICE ou SAC?

NUMISMÁTICA: um investimento enriquecedor em todos os sentidos

Planejamento Financeiro Pessoal - O Orçamento