Livro - Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação


Livro - Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação

Talvez, a respeito de mudança de hábito, o mais difícil seja começar, dar os passos iniciais. Apropriar-se de um método de ação é definir as etapas e passos a serem seguidos tendo em vista um objetivo. Quando trata-se de Educação Financeira, fazer as coisas de uma forma lógica e sequencial torna-se ainda mais importante. É isso que Jônatas Rodrigues da Silva tenta frisar no seu livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Os objetivos deste artigo são:

  • Apresentar Jônatas Silva, autor do livro e do Blog Efetividade.
  • Fazer um breve comentário a respeito do que se pode encontrar no livro.







Sobre o autor


Jônatas Rodrigues da Silva, 34 anos, é paulista. Formado em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública, inicialmente trabalhou como técnico de informática, tendo se apaixonado pela administração durante o curso técnico.

Atualmente é servidor público federal, administrador, e trabalha  com modelagem de processos de negócios (BPM). Além disso é docente de administração e economia no Centro Paula Souza e realiza palestras e cursos in company sobre Planejamento Financeiro e Investimentos.

Escreve para a revista Plena e para o site Efetividade, um blog de sua propriedade.


Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação


Claro, direto e objetivo! É assim que o livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação explica ao leitor como iniciar seu processo de planejamento financeiro.

A proposta do livro é simples: primeiro é preciso se conscientizar da importância do planejamento financeiro, depois preparar-se para começar a investir através da formação de uma reserva para emergências, em seguida estudar os produtos financeiros e, por fim, partir para a ação.

O autor chama a atenção para a importância de se manter um fluxo de caixa positivo que nada mais é do que gastar menos do que se ganha. Mas porque não um fluxo de caixa neutro, ou seja, simplesmente não extrapolar os ganhos? Por duas razões: 1. estar preparado para situações imprevistas; 2. aproveitar oportunidades que apareçam.

É categórico: NÃO EXISTE PARCELAMENTO SEM JURO! Por mais que as propagandas afirmem, é mentira! O parcelamento gera custos para o fornecedor que, obviamente, são repassados ao preço do produto. Portanto, o preço do produto parcelado "sem juro" já embute os juros da operação. Sem citar outros custos indiretos decorrentes do parcelamento que encarecem o produto.

Para manter o fluxo, é preciso controlar as receitas e despesas. E não é preciso complicar. Pode ser utilizado um software especializado no controle de finanças pessoais, planilha eletrônica e até o velho caderninho. O que importa é registrar de onde e para onde vai o seu dinheiro. Destaca que a utilização da planilha eletrônica permite mais flexibilidade para que o controle tenha "a cara do dono". Para isso basta começar simples e ir aperfeiçoando-a com o avançar do tempo. Clique aqui e baixe um modelo de planilha elaborado pelo autor do livro.

Um lembrete importante é preparar-se para as despesas cuja periodicidade é diferente de mensal ou gastos elevados que ocorrem ocasionalmente como, por exemplo, a troca do carro, viagens, formatura, entre outros. Para isso é sugerido o provisionamento destas despesas antes que ocorram. Para isso, basta "olhar pra frente", perceber despesas que se terá no futuro e reservar parte da renda para cobrir esses gastos.

Lembrando que todos nós passamos por situações inesperadas que demandam gastos imediatos, é dado destaque para a importância de se ter uma reserva para emergências. O montante a ser reservado deve variar de 3 a 12 meses dos gastos mensais da família. É importante que os recursos estejam num tipo de aplicação que permita resgate imediato e sem burocracia. Assim se evitaria vender um bem de menor liquidez por um valor muito baixo simplesmente porque precisa-se de dinheiro imediatamente.

Em paralelo às etapas anteriores, é recomendado que o leitor busque informações a respeito dos produtos financeiros. Apesar da complexidade e da vastidão de produtos envolvidos, é importante ter persistência porque não é difícil. Em seguida, são citados e explicado o funcionamento de diversos produtos financeiros de Renda Fixa (Poupança, CDB, Títulos Públicos, Debêntures, LCI e Fundos DI) e de Renda Variável (Ações, Fundos ETF, Fundos Multimercado, Fundos Imobiliários e Ouro), sem esquecer da Previdência Privada.

No último capítulo, o autor nos brinda com explicações simples de como colocar em prática, de maneira inteligente, a estratégia de Alocação de Ativos. Fornece exemplos que, sem dúvida alguma, podem ser o ponto de partida para quem está iniciando e quer ter sucesso na busca da sua independência financeira.


Opinião


A objetividade que permeia o texto do livro torna sua leitura fluída e prazerosa. É impossível não querer absorver rapidamente o conhecimento transmitido.

Não se trata de um livro de auto-ajuda (como é frisado pelo autor logo no início) mas de uma proposta de método a ser utilizado de maneira prática. Não tem o "blá-blá-blá" de textos motivacionais, mas análises e opiniões da vida como ela é, com suas dificuldades e suas recompensas.

O livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação, é uma excelente leitura para aqueles que desejam iniciar seu processo de planejamento financeiro mas não sabem como começar!

Leitura altamente recomendada!


Frases e Pensamentos



  • Toda compra parcelada é acrescida de juro, é fato.
  • Quem tem dinheiro em caixa, além de comprar sempre à vista, pagando menos, pode aproveitar promoções, liquidações e demais negócios de ocasião que possam surgir.
  • Não espere sobrar para economizar e investir, porque nunca irá sobrar.
  • Para você ser independente financeiramente terá que poupar e investir ao menos 10% de sua renda.
  • A segurança vem do conhecimento.
  • No longo prazo, a inflação não pode ser ignorada, pois é exponencial.



E vamos que vamos!

Um grande abraço e até a próxima!


Kleber Rebouças

Rico Dinheiro: Curta e Compartilhe Educação Financeira!


Outras sugestões de leitura:
Liberal com Orgulho
Manual do Pequeno Investidor em Ações
Memórias de um Operador da Bolsa
O Investidor Inteligente
Ilusões Populares e a Loucura das Massas








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento Imobiliário: Tabela PRICE ou SAC?

NUMISMÁTICA: um investimento enriquecedor em todos os sentidos

Planejamento Financeiro Pessoal - O Orçamento