Livro - Mais Tempo Mais Dinheiro



Rico Dinheiro

Os dois maiores desejos das pessoas talvez sejam ter mais tempo e mais dinheiro para conseguir fazer e ter todo o resto que almejam. Seja passar mais tempo com a família ou ter uma quantidade maior de momentos de lazer, seja poder proporcionar maior conforto material para si e familiares, ter mais tempo e mais dinheiro é mais uma questão de atitude, priorização e organização que simplesmente uma maior disponibilidade destes preciosos recursos.

Os objetivos deste artigo são:

  • Apresentar Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, autores do livro.
  • Fazer um breve comentário a respeito do que se pode encontrar no livro.






Sobre Gustavo Cerbasi


Gustavo Cerbasi é Mestre em Administração / Finanças pela FEA/USP, formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Finanças pela Stern School of Business - New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Leciona em cursos de pós-graduação e MBAs pela Fundação Instituto de Administração, além de diversos cursos ministrados in company.

É sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro.

Com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil.
É autor de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller Investimentos Inteligentes, publicado pela Thomas Nelson Brasil. É colunista da revista Você S/A, do Transnotícias/Rádio Transamérica e colaborador de diversos outros veículos de mídia impressa, televisiva e de internet.


Sobre Christian Barbosa


Christian Barbosa é formado em ciência da computação e especialista em administração de tempo e produtividade, começou sua carreira abrindo sua própria empresa com apenas 15 anos tornando-se um dos mais jovens profissionais certificados da Microsoft.

É fundador e atual CEO da Triad Consulting, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Dá treinamento e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Sua metodologia já foi tema de matérias em diversos veículos de comunicação, como as revistas Veja, IstoÉ e Época. Atua como Facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/ONU-Empretec, e é autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo e Estou em reunião.

Escreve para diversos sites, jornais e revistas sobre produtividade pessoal.


Mais Tempo Mais Dinheiro


O livro é um guia que busca dar ao leitor noções de práticas a serem usadas no dia a dia para tornar sua vida mais produtiva.

Primeiramente, são traçadas as diferentes entre as diversas gerações que coexistem nos dias atuais: Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z. Apesar das diferenças, há algo que é comum a todas: o elevado nível de estresse do nosso mundo moderno. Então é revelado que o objetivo principal do livro é, justamente, capacitar o leitor a lidar com as dificuldades do dia a dia de forma saudável, elevando a sua qualidade de vida.

Os autores apresentam três possíveis ciclos nos quais as pessoas possam estar vivendo: Ciclo da Frustração, Ciclo da Sobrevivência e Ciclo da Prosperidade. A satisfação plena só é atingida quando conseguimos fugir dos dois primeiros ciclos, entrando no Ciclo da Prosperidade. Neste, nossas ações são sempre direcionadas a melhoria da qualidade vida, elevando o patamar em que estamos a cada momento.

A semente do problema da falta de tempo e dinheiro, estaria no modelo mental que utilizamos para lidar com estes recursos. Tomar a consciência disso nos permitir deslocar-nos dos ciclos da Frustração ou Sobrevivência para o da Prosperidade. Dentre muitos, destacam 4 fatores que influenciam nosso comportamento: 1) Vícios sociais; 2) Escolhas; 3) Zona de Conforto e 4) Falta de Conhecimento.

Feitas as reflexões, a abordagem passa o que chamam de Método Transformador. Um guia, passo a passo, para que coloque, imediatamente, em prática as lições que são passadas no livro. Basicamente, o método consiste em: 1) Descobrir o que é importante para você; 2) Parar com o que não lhe traz retorno; 3) Planejar o equilíbrio e 4) Melhorar sua qualidade de consumo.

 

Opinião


Do Gustavo Cerbasi já li, além de Mais Tempo Mais Dinheiro, três outros livros (Investimentos Inteligentes, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos e Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos). Todos são fantásticos.

Dois recursos escassos e altamente desejados por todos: tempo e dinheiro.

O tempo é o recursos com distribuição mais igualitária que existe na face da terra. Todas as pessoas recebem a mesma quantidade e horas, minutos e segundos durante um dia. Ninguém recebe mais. Ninguém recebe menos.

Já o dinheiro é distribuído em decorrência de uma série de fatores: herança, competência, escassez de recursos...

A linguagem do livro é bem simples e acessível. A leitura é agradável. Os autores tocam em alguns pontos que, ao meu ver, são, de fato, os principais para que se tenha uma vida equilibrada. a questão da priorização é destaque constante.

Outra coisa muito interessante é que trazem a responsabilidade pela implementação das mudanças necessárias para o leitor, encorajando-o a tomar atitudes que impactem em sua vida AGORA, não depois.

É uma leitura que vale a pena.

 

Frases e Pensamentos

  • A sinergia entre dinheiro e tempo é tão grande que podemos nos arriscar em dizer que você não conseguirá ter um sem ter o outro de forma equilibrada.
  • O problema não é a quantidade de dinheiro ou de tempo que as pessoas possuem, mas sim, a forma como elas utilizam esses recursos. Isso é o que faz a diferença.
  • Nosso mundo moderno criou uma sociedade de pessoas estressadas, sobrecarregadas, com excesso de informação e de prioridades.
  • Nosso objetivo é ajudá-lo a se conscientizar de que tempo é vida e que sucesso não será medido apenas pelas suas conquistas materiais, mas sim pela qualidade de vida que você tiver!
  • Uma pessoa cuja vida estiver em evolução estará completando cada ciclo de sua vida em um patamar mais elevado do que o que iniciou.
  • O Ciclo da Frustação é o momento da vida em que fazemos muito, mas não temos os resultados que esperamos.
  • Curiosamente, muitas pessoas conseguem se manter presas ao Ciclo da Sobrevivência mesmo quando estão em evolução na carreira.
  • As pessoas que vivem o Ciclo da Prosperidade também tem problemas eventuais de tempo, mas aprenderam a planejar melhor sua rotina.
  • Não importa quanto você tem, o que você faz ou de onde você vem. O que vai fazer o resultado aparecer é sua própria vontade de cumprir seu plano pessoal de mudança.
  • Você pode ter mais tempo e mais dinheiro, mas primeiro é preciso que descubra qual o ciclo que está vivendo.
  • Mais do que acreditarmos nas orientações aqui passadas, nós a aplicamos em nossa vida e na vida de nossos clientes.
  • Quanto mais consciente for seu método, maior será a sua capacidade de extrair dele melhores resultados e de aperfeiçoá-lo com o passar do tempo.
  • Qualidade de consumo do seu tempo é literalmente aproveitar sua vida. Não como se fosse seu último dia, mas como se fosse o primeiro dia de um hábito mais positivo, eficaz e equilibrado para se viver.
  • Descobrir o importante significa dar um norte para sua vida, sair da roda viva do ciclo da sobrevivência e começar a trilhar um caminho de prosperidade.
  • Cada pessoa "somente ela" sabe ou tem condições de saber aquilo que lhe é importante.
  • É preciso entender que administrar seu tempo não é uma questão apenas de tempo, mas sim de energia.
  • Para identificar os ladrões de tempo e devoradores de dinheiro antes de eles atacarem, será preciso perspicácia e experiência.
  • Problemas no trabalho, desafios, coisas chatas, urgências e chefes difíceis sempre temos, isso é normal, fazem parte da natureza profissional. Mas, isso passa quando colocamos nossa vontade e competência em ação.
  • Não deixe o emprego errado matar a pessoa certa.
  • Quanto mais apaixonadamente vivemos, mais motivos surgem para multiplicar esse sentimento. É o Ciclo da Prosperidade gerando seus melhores efeitos.
  • Não podemos estocar tempo. Por iss, tempo mal usado é recurso desperdiçãdo.
  • Se você mora em uma grande cidade, onde o trânsito é um problema, pode ganhar até um mês de vida por ano com o home office.
  • Lembre-se de que é possível adquirir coisas ou viver situações usando pouco ou nenhum dinheiro.
  • Viva criativamente, enquanto seu dinheiro trabalha em equilíbrio para evitar problemas que possam acabar com sua inspiração.
  • Precisando economizar, por que não dedicar mais tempo a soluções criativas para sua diversão?
  • Quanto mais fontes de renda você tiver, menor será a dependência e o sentimento opressor de que você não deve correr riscos em sua atividade, e mais criativo você será.
  • O melhor investimento não é aquele que rende mais, mas sim aquele que o conduz a seus objetivos de forma mais segura possível.
  • Sem educação, o trabalhador limita-se a trabalhos braçais.
  • Escolha ser feliz, fazendo o que gosta e gastando com o que lhe faz bem. Seja honesto consigo mesmo.
  • Seus valores e os motivos que o levam a construir uma vida melhor são algo mais importante do que um carro quando seu filho entrar na faculdade, ou uma casa quando ele se casar, ou uma herança quando você o deixar para sempre.

Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa


Pense nisso!
Um grande abraço e até a próxima!

Kleber Rebouças
Rico Dinheiro: Curta e Compartilhe Educação Financeira!


Quer ganhar o livro? Clique aqui e descubra como!

Para comprar



Se tiver interessado em adquirir o livro, clique abaixo em um dos links de sua preferência.
Submarino
Saravia (epub)
Cultura (epub)

Outras sugestões de leitura:
As Seis Lições
Liberal com Orgulho
Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação
Manual do Pequeno Investidor em Ações
Memórias de um Operador da Bolsa
Mais livros...
 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento Imobiliário: Tabela PRICE ou SAC?

Exchange Traded Fund

Ganhe Dinheiro com o seu Cartão de Crédito